Você conhece o fevereiro roxo e laranja?



Essa campanha alerta sobre quatro doenças crônicas e incuráveis: o lúpus, a fibromialgia, o Alzheimer e a leucemia. Elas afetam milhões de pessoas e exigem cuidados especiais. Conheça os sintomas, as formas de prevenção e os tratamentos de cada uma delas:
Lúpus: doença autoimune que causa inflamação em vários órgãos. Sintomas: manchas vermelhas na pele, febre, dor nas articulações, fadiga, sensibilidade ao sol. Tratamento: medicamentos que regulam o sistema imunológico e reduzem a inflamação, evitar exposição solar, hábitos saudáveis.
Fibromialgia: síndrome que causa dor muscular generalizada e crônica. Sintomas: cansaço, sono ruim, ansiedade, depressão, alterações de memória e concentração. Tratamento: medicamentos que aliviam a dor, melhoram o sono e a disposição, exercícios físicos aeróbicos.
Alzheimer: doença neurodegenerativa que provoca o declínio das funções cognitivas. Sintomas: perda de memória, confusão mental, desorientação, alterações de humor e personalidade, dificuldade para realizar tarefas cotidianas. Tratamento: medicamentos que retardam a progressão da doença, terapias que estimulam as funções cerebrais e a interação social.
Leucemia: tipo de câncer que afeta as células do sangue. Sintomas: anemia, palidez, fadiga, febre, sangramentos, infecções frequentes, perda de peso, dor nos ossos e nas articulações. Tratamento: quimioterapia, radioterapia, imunoterapia, transplante de medula óssea. A doação de medula óssea é muito importante.
Se você tem algum desses sintomas ou conhece alguém que tenha, procure orientação médica e faça os exames necessários. Quanto mais cedo o diagnóstico, melhor o prognóstico. E lembre-se: se não houver cura, que ao menos haja conforto. 


